O vocalista Kevin Mahoney, da banda norte-americana Siege, uma instituição do underground de seu país, faleceu de forma repentina neste 14 de outubro último, aos 46 anos. O cantor trabalhava no departamento de tecnologia da informação do Boston Children’s Hospital, e há um bom tempo não se envolvia de forma direta com música. As causas de sua morte não foram esclarecidas.
O Siege surgiu em terras estadunidenses na primeira metade dos anos 80, momento em que o hardcore passava a explorar de forma cada vez mais radical a desconexão sonora que o punk desde sempre pregou, criando, juntamente a outras bandas americanas (Dropdead, Disrupt), inglesas (Heresy, Ripcord, Napalm Death), suecas (Mob 47, Fear of War) e finlandesas (Rattus, Kaaos, Tampere SS), os embriões de estilos que depois se tornariam os mais malditos do rock pesado, como o grindcore, o crust e o powerviolence, graças à violência e crueza até então inéditas de suas abordagens.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=4iWrsZRA0ws&feature=player_embedded]
Entre 83 e 85, tempo em que Mahoney permaneceu à frente do quarteto, o Siege gravou um bom par de hinos HC que o tempo só faz por tornar ainda mais vigorosos, como “Conform”, “Walls” e “Starvation”, material este que encontrava circulação somente entre os iniciados no estilo e freqüentadores de seus subterrâneos. O retorno do grupo, no início dos anos 90, trouxe Seth Putnam, do Anal Cunt (também recentemente falecido) como frontman, mas não vingou.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=BqYJeDGPHuM&feature=related]