Após um longo período em um hiato, tendo lançado o último álbum “Hypnotize” em 2005, a banda System of a Down está de volta com duas novas faixas, “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz“.
Apesar desse lançamento fazer com que os fãs da banda se animassem sobre um possível retorno, o real motivo desse retorno não soa tão positivo nesse sentido. Serj Tankian, Daron Malakian, Shavo Odadjian e John Dolmayan se juntaram para protestar contra o conflito armado entre o Azerbaijão e a Armênia, e a maneira encontrada para expor seus ideais, foi através da música.
Em um comunicado emitido através das redes sociais da banda, a banda se posicionou sobre o assunto: “Nós, enquanto System Of A Down, acabamos de disponibilizar duas músicas novas pela primeira vez em 15 anos. A hora de fazer isso é agora, pois, juntos, nós quatro temos algo extremamente importante para dizer, como uma voz unificada. Essas duas músicas, “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz”, falam sobre uma terrível guerra sendo perpetrada em nossa pátria cultural de Artsakh e da Armênia.
“Os atuais regimes corruptos de Aliyev, no Azerbaijão, e Erdogan, na Turquia, não querem só reivindicar Artsakh e a Armênia como seus, mas estão cometendo atos genocidas sobre a humanidade e a vida selvagem. Eles aproveitam que o mundo está muito distraído com COVID, eleição e agitação civil para anunciar suas atrocidades. Eles têm o saldo bancário, os recursos e o apoio de empresas gigantes para transformar a verdade e esconder seu objetivo bárbaro de genocídio. Não é hora de se fazer de cego.”
Confira abaixo as duas novas faixas do System of a Down: