No ano de 2009, os londrinos sorocabanos do Wry retornavam definitivamente ao Brasil, após uma temporada de 8 anos na Inglaterra. Na bagagem, trouxeram dois ótimos álbuns, “She Science” e “National Indie Hits“, além do status de banda internacional, resultado de ótimos shows e turnês ao lado de grandes bandas da cena musical inglesa.
“National Indie Hits“, como o próprio nome já diz, é um álbum de covers, com hits de bandas brasileiras da década de 90 e 00. Ao ouvir o disco do começo ao fim, o sentimento é sem dúvidas de nostalgia. Clássicos de bandas como Killing Chainsaw, PinUps, The Biggs, Walverdes, Pelvs, MQN, entre outras, interpretados com primor e com um toque único do Wry, fazem desse tributo ao indie nacional um dos melhores do gênero.
Selecionamos 4 faixas de bandas presentes nesse disco para a edição especial da coluna Versões de hoje: Killing Chainsaw, Walverdes, The Biggs e PinUps, em suas gravações originais, além das versões executadas pelo Wry. Para quem não vivenciou aquela época, essa é uma chance para conhecer ótimas bandas, caso contrário, assim como eu, aproveite para curtir esse post nostálgico:
“EVISCERATION” POR KILLING CHAINSAW
Formada na cidade de Piracicaba no ano de 1989, a Killing Chainsaw foi uma das principais bandas da cena indie nacional, sendo responsável por influenciar inúmeros grupos que viriam à surgir. A faixa “Evisceration” faz parte do álbum “Slim Fast Formula“, lançado em 1994.
“NOVOS ADULTOS” POR WALVERDES
De Porto Alegre vem a banda Walverdes, formada no ano de 1993 por Mini e Marcos (únicos membros originais). Os músicos estão na ativa até hoje. A faixa “Novos Adultos“, presente no terceiro álbum, “Anticontrole” de 2002, lançado pela Monstro Discos, teve uma excelente repercussão, assim como as demais canções do disco. A introdução da versão feita pelo Wry ficou sensacional.
“GUTS” POR PINUPS
Formada em Santo André no ano de 1988, a banda PinUps é considerada uma das percursoras do Guitar Rock Brasileiro. Lançaram a lendária “trilogia cinematográfica” “Jodie Foster“, “Lee Marvin” e “Bruce Lee“, título este criado por jornalistas, mas que na verdade não passou de nomes aleatórios escolhidos pela banda. Independente dessa lenda, ambos se tornaram obras-primas do rock nacional. A faixa “Guts” está presente no álbum “Lee Marvin“, de 1997. Ainda tenho como um dos meus prediletos o disco de estreia, “Time Will Burn“, lançado em 1990, mas é quase impossível decidir entre os 7 ótimos álbuns lançados pela banda.
“NOT THE SAME” POR THE BIGGS
Conterrâneos do Wry, a banda The Biggs foi criada em Sorocaba no ano de 1995 e seguem firmes na ativa até os dias de hoje. A faixa “Not The Same” está presente no clássico álbum de 2001, “Wishful Thinking“.
A proposta de lançar “National Indie Hits” foi um grande acerto do Wry, que esteve lado a lado de cada uma dessas bandas em uma das melhores épocas do rock brasileiro. A banda lançou em 2020 o álbum “Noites Infinitas“.
Leia mais sobre o Wry e seu novo álbum aqui.
Confira na íntegra “National Indie Hits“:
Para adquirir o álbum “National Indie Hits” no formado físico através do site oficial da banda, clique aqui.
Aaaahhh que lindo! Nostalgia de afetos ❤️
❤❤❤
Muito bom, primeiro ouvi as originais para matar saudades, e depois as versões do Wry, parabéns pelo trabalho, ficou muito bom, valeu minha tarde.
Fico feliz que tenha curtido. A sensação de matar a saudades foi a mesma ao fazer essa matéria. Tenho mais alguns outros posts na Coluna Versões que são bem bacanas. Depois dá uma sacada:
https://www.monophono.com.br/category/versoes/