Conforme anunciado aqui anteriormente, o Baiana System lançou na sexta-feira dia 12/02, o primeiro ato do seu mais novo álbum, “OXEAXEEXU”. “Navio Pirata” é a primeira parte do disco, que será fracionado em mais dois atos: “Recital Instrumental“, previsto para o dia 05 de março e a parte final, “America do Sol“, no dia 26 de março.
Segundo a banda, a escolha do nome, que é a junção de três palavras, a expressão OXE, o termo AXÉ e o orixá EXU, assim como a divisão do álbum em três atos, tem um significado muito especial:
“O três como numeral e simbolismo, além de representar o sagrado, abre a percepção da realidade como um caminho diferente da dualidade, lados opostos, sim e não, que tem sido a tônica dos últimos tempos. O triângulo, a tríade, o triskel. A Santíssima Trindade, Iuá x Axé x Abá, Krishna, Brahma e Vishnu, o início, meio e fim, animal, vegetal e mineral…”
Em tempos normais, o bloco Navio Pirata estaria desfilando pelas ruas de Salvador e São Paulo durante todo o período de carnaval, porém, após as últimas apresentações em 2020 entramos todos em isolamento geral e a partir dai a banda ainda aquecida começou a produzir o novo material, gravado durante a quarentena.
“Navio Pirata” apresenta uma sonoridade um pouco diferente da qual os fãs estão acostumados, mas tão incrível quanto. Batidas eletrônicas sintetizadas e pesquisa musical estão presentes nesse primeiro terço lançado pela banda. Além da incrível faixa “Reza Forte” que tem a participação de BNegão, totalmente imersa em crenças, atos de fé, espiritualidade, ancestralidade, o destaque fica por conta de “Nauzila“, que aproxima a Bahia da Tanzânia, uma mistura entre a guitarra surpreendente do Baiana com um estilo musical africano chamado Singeli. Com trechos cantados em Suaíli (língua banto com o maior número de falantes), a faixa conta com participações especiais de Mc Makaveli e do DJ Jay Mita. Quem também está presente no disco é a cantora Céu, na track “O que Não Me Destrói Me Fortalece“
Confira abaixo “Navio Pirata“, primeiro ato do álbum “OXEAXEEXU”: