No Brasil existe um pioneiro na fusão de Punk com Metal – e ele se chama Lobotomia. É certo que no início, com o álbum auto-intitulado de 1987, a banda se encaixava mais no rótulo Hardcore – porém, canções como “Só Os Mortos Não Reclamam” já apresentavam a semente dos elementos Metal que definiriam a sonoridade característica do quarteto paulistano. O que era incipiente no debut toma contornos definitivos em 89: “Nada É Como Parece”, estreia do agora quinteto pela gravadora Cogumelo, torna-se de imediato a pedra fundamental do Crossover brasileiro, unindo não apenas a potência das palhetadas Thrash ao D-beat mais vicioso, mas também duas sonoridades encaradas até ali como antagônicas, mantidas apartadas com raivoso radicalismo por seus defensores, e que, mescladas com perfeição tamanha nas oito faixas ali presentes, descortinavam um novo mundo para Headbangers e Punks, a partir dali cientes de que seus estilos de devoção tinham mais em comum do que poderiam a princípio aceitar. Dois clássicos indestrutíveis do Underground nacional, reverenciados mundo afora como os pesos-pesados que indiscutivelmente são, e que permanecerão indispensáveis enquanto o mundo existir.
A história desse grupo seminal e desbravador chega agora aos 40 anos – e a celebração ocorrerá próximo domingo 21, em uma apresentação na capital paulista que executará na íntegra os dois álbuns citados acima (a abertura fica por conta do Carniça de Bode). O baterista Grego, integrante original do Lobotomia e quem segurou as pontas da banda década após década, bateu um papo exclusivo com o Monophono, pra adiantar detalhes a respeito do show comemorativo do próximo fim de semana.
Monophono: Você hoje mora em Portugal. Por lá já encontrou algum projeto musical para o qual se dedicar?
Monophono: Sua volta ao Brasil se dá justamente no período em que o Lobotomia completa 40 anos. Qual o peso dessa marca, em especial para você que está lá desde o começo?
Monophono: O repertório do show comemorativo de domingo será 100% voltado ao primeiro auto-intitulado e ao Nada É Como Parece. Pode-se dizer que o grande legado da banda está nesses dois álbuns?
Monophono: Falando do show, o que você nos pode adiantar sobre ele? Alguma participação (ou participações) já confirmadas?
Monophono: Há futuro para o Lobotomia?
SERVIÇO
LOBOTOMIA TOCANDO OS DOIS PRIMEIROS DISCOS NA ÍNTEGRA + CARNIÇA DE BODE
DATA: 21.01.2024 (DOMINGO)
HORÁRIO: A PARTIR DAS 20H
LOCAL: LA IGLESIA
ENDEREÇO: RUA JOÃO MOURA, 515 – GALPÃO 6 – PINHEIROS SÃO PAULO/SP
INGRESSOS: À PARTIR DE R$ 40,00 (1º LOTE)
Para garantir o seu ingresso clique aqui.